Recursos hídricos e a importância do Comitê da Bacia dos Rios PCJ foram o tema das DivTecs em junho

A última reunião das Divisões Técnicas da AEJ, aberta a todos os associados, teve como tema os recursos hídricos da nossa região e sua gestão, feita há mais de 25 anos pelo Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH-PCJ).

Criado em novembro de 1993, o Comitê conquistou uma relevância essencial ao contar com diversas esferas da sociedade representadas e unidas em prol da preservação desses rios, cujos mananciais abastecem toda a cidade de Jundiaí.

O engenheiro Luiz Piccione, membro do CBH-PCJ representando a AEJ como entidade civil, foi quem conduziu a apresentação, que aconteceu no dia 17 de junho no auditório da entidade.

“Hoje, no Comitê, através das câmaras técnicas, nós discutimos, fazemos análises e desenvolvemos diretrizes, propostas e articulações no sentido de recuperar e preservar nossos recursos hídricos. É um trabalho que dá sustentação e respaldo para decisões e regulamentações determinantes às bacias hidrográficas”, explica. Sua nomeação no Comitê aconteceu na última sexta-feira (28/06), em um evento em Piracicaba/SP.

Piccione falou aos presentes sobre o contexto histórico da criação do Comitê das Bacias dos Rios PCJ, bem como seus principais feitos ao longo de mais de 25 anos e os desafios atuais que enfrenta, com foco nos mecanismos para a preservação do meio ambiente e o futuro dos recursos hídricos.

“A importância do Comitê é para a sociedade como um todo, que sofre com a escassez de água na estiagem e as consequências das chuvas em excesso. A Agência PCJ, criada para exercer as funções de braço executivo dos comitês PCJ, também coordena as câmaras técnicas, que conta com fundos voltados a investimentos em soluções para estes e diversos outros problemas – seja com a criação de projetos de saneamento ou a elaboração de materiais didáticos para promover o uso consciente pela população, por exemplo – sempre dentro das diretrizes estabelecidas”.

Para saber mais sobre como funciona o Comitê e a Agência PCJ acesse os sites http://www.agencia.baciaspcj.org.br  e https://agua.org.br/  .