Audiência pública da revisão do Plano Diretor tem olhar crítico da AEJ no plenário

Ontem (12/09), na Câmara Municipal de Jundiaí, aconteceu a penúltima audiência pública para discussão com a sociedade sobre a revisão do Plano Diretor que havia sido aprovado em 2016. E a AEJ, que sempre fez parte das discussões sobre as alterações e protocolou diversas sugestões para o novo texto, mais uma vez se fez presente, com a participação de seu presidente, o engenheiro Alessandro Mazzola, manifestando o posicionamento da entidade na tribuna. Entre pontos sugeridos pela AEJ que foram acatados e outros que não, o presidente destacou a questão do macrozoneamento.

“Temos convicção de que um dos maiores pontos de conflito entre os segmentos da sociedade foi o retorno do macrozoneamento existente no Plano Diretor de 2012. Infelizmente nossa entidade fez uma proposta de uso do solo que não foi acatada pelo Conselho como alternativa para que essas áreas permanecessem rurais com possibilidade de uso urbano, o que é chamado de Vila Rural”, comentou. “A nosso ver, (o novo texto) não permite a plenitude do uso rural”.

Mazzola antecipou que a proposta da entidade jamais colocaria em risco o abastecimento de água e que a própria AEJ está desenvolvendo um trabalho com produtores rurais para que tenham apoio da tecnologia e da engenharia para desenvolverem seus negócios com atividades rentáveis e preservação de recursos naturais.

Para Mazzola, este e outros pontos do novo texto do Plano Diretor que será votado em breve pelos vereadores mostram que “o processo de discussão ainda não está suficientemente maduro”, e afirma que a AEJ segue disponível para discussões técnicas acerca de melhorias para a finalização do novo Plano Diretor de Jundiaí.