Momento de aprender e se preparar para o futuro

A UFPR oferece curso aberto de Gestão Lean na Construção Civil. é uma oportunidade que não pode ser desperdiçada. Confira.

No momento em que precisamos estar cautelosos e nos manter em casa o quanto for possível devido à pandemia, estudar e aprender algo novo, ou aperfeiçoar conhecimentos que podem agregar à nossa profissão, é uma oportunidade que não pode ser desperdiçada, especialmente quando não é preciso gastar nada e ter à disposição excelentes referências.

Uma dessas pérolas disponíveis é oferecida pela UFPR Aberta , que oferece uma série de Cursos Online Abertos e Massivos (Mooc, sigla para o nome em inglês). Um desses cursos é o de Gestão Lean na Construção Civil, que aborda a filosofia de gestão lean no campo da construção civil, trazendo a potencialização de resultados, a redução dos desperdícios e o aproveitamento máximo do capital humano.

O curso foi idealizado na dissertação de Ana Paula Gessi Pacheco, no programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná. O material foi estruturado seguindo preceitos de Engenharia do Conhecimento, já que foi modelado a partir de pesquisas realizadas na UFPR e resgatadas pela professora Maria do Carmo Duarte Freitas, do Departamento de Ciência e Gestão da Informação. O curso faz parte do projeto #SOUFPR – Smart Online University, que recebeu o apoio da Fundação Araucária e da Capes.

Conteúdo

O curso é dividido em quatro módulos: a filosofia Lean e seus princípios, a gestão e o fluxo informacional e o papel da informação nas organizações, a aplicação do Lean em ambientes administrativos e a aplicação do Lean nos mais diversos processos da construção civil.

Qualquer pessoa pode se inscrever e participar de qualquer parte do mundo. No entanto, só irão receber certificados as pessoas que entregarem as atividades solicitadas. O curso está disponível desde quarta-feira, 24 de março, e as inscrições podem ser feitas através desse link .