Encontro no Espaço Jundiaí Empreendedora reúne presidente da AEJ e diversas entidades

A AEJ marcou presença na reunião promovida pelo Corpo de Bombeiros em Jundiaí (SP), na tarde do dia 18 de julho de 2022, realizada no Espaço Jundiaí Empreendedora, no Maxi Shopping – Piso G3.

Além do presidente da AEJ, Wagner Vieira Chachá, o encontro também foi acompanhado por representantes de entidades dos setores da indústria, comércio e serviços da cidade.

Na ocasião, os esclarecimentos do tenente Flávio Medrado de Souza e do sargento Ghoren Vedovelli, do Corpo de Bombeiros, tiveram como foco a obtenção dos laudos ACVB e CLCB para empresas – em especial as microempresas – com espaço físico (área) de até 750m2, onde o desconhecimento das normas de prevenção e combate a incêndio ainda são grandes.

O encontro teve por objetivo esclarecer e incentivar as entidades a transmitir, aos seus pares e associados, a disposição que existe – por parte do Corpo de Bombeiros – em dialogar e falar a respeito da importância do ACVB e CLCB, normas de adequação (ao reformar ou construir uma edificação), atividades de cunho preventivo e boas práticas de combate ao incêndio, dentre outros.

Por fim, o tenente Flávio e o sargento Ghoren indicaram o Portal de Serviços do Via Fácil Bombeiros para obtenção de mais informações, cadastro de empresas e aquisição dos laudos abordados em suas considerações, a fim de evitar gastos desnecessários.

Ficha Técnica

1. O que é o Espaço Jundiaí Empreendedora?
Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura de Jundiaí, que conta com o o apoio de outras 26 organizações. É um espaço dos negócios, empregos e inovação, localizado no Maxi Shopping em uma área de 400 metros quadrados no piso G3 Ala Oeste.

O Espaço conta com o apoio de entidades, como: CIJUN, Governo do Estado de São Paulo, SEBRAE, CIESP, SENAI, SENAC, CDL Jundiaí, ACE Jundiaí, FATEC Jundiaí, Sincomércio, Sincomerciários, TVTEC Jundiaí, Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí, Postos de Atendimento do Trabalhador – PATS, Etec Best e Apex Brasil.

2. Quais são os serviços oferecidos no Espaço?
_Empresa – Apoio na qualificação e contratação de mão de obra
_PAT – Seguro desemprego, emprego e qualificação profissional
_Pessoa com Deficiência – Emprego e recolocação profissional
_Sebrae Aqui – Soluções para o empreendedor
_Banco do Povo – Financiamento para seu negócio
_Exporta + Jundiaí – Programa de fomento ao Comércio Exterior
_Balcão do Empreendedor – Orientação para regularizar seu negócio e emitir certidões
_Fiscalização Tributária – Orientação tributária e emissão de notas fiscais de serviços
_Vigilância Sanitária – Orientação e solução para seu negócio
_DAE Jundiaí – Orientação e solução para seu negócio
_Orientação ao Produtor Rural, Feirante, Artesão e Turismo
_Startups – Orientação para aderir ao Campus Jundiaí
_Coworking – Acesso disponível com internet Wi-Fi (individual),  com um computador e internet
_Coworking – Espaço de reunião com Wi-Fi  (de 2 a 4 pessoas)

3. Onde fica?
No Maxi Shopping Jundiaí – Piso G3 – Ala Oeste, Av. Antônio Frederico Ozanan, 6000 / Jundiaí – SP, CEP 13215-900

4. Saiba mais (calendário de cursos, treinamentos e demais informações)
Acesse https://negocios.jundiai.sp.gov.br/espaco-jundiai-empreendedora/

Definições

1. ACVB: Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, é o documento emitido pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP) certificando que, durante a vistoria, a edificação possuía condições de segurança contra incêndio. É uma licença que atesta legalmente que a edificação está segura.

2. CLCB: Certificado de licenciamento do Corpo de Bombeiros (CLCB), é uma licença também emitida pelo Corpo de Bombeiros que tem o mesmo objetivo do AVCB. O CLCB é imprescindível para a regularização da edificação comercial de qualquer empresa.