DivTec discute alternativas na Agronomia com o produtor Antônio Loschi

Primeiro, uma palestra na Feiccad, em julho, promovida pela AEJ, levantou o tema das contribuições da Engenharia para o uso sustentável da zona rural de Jundiaí. Baseada nos estudos e na experiência do engenheiro agrônomo Silvio Eduardo Drezza, membro da AEJ, a palestra teve uma boa repercussão ao levantar temas relevantes, como formas de manejo do solo, “a maior riqueza do produtor”, como diz o engenheiro.

Depois, no mês de agosto, uma reunião das Divisões Técnicas da AEJ – as DivTecs, sempre abertas à participação de todos os associados – recebeu uma visita especial: o produtor rural de Jundiaí, Antonio Roberto Loschi. Desta vez, Drezza retomou pontos principais de sua apresentação na Feiccad e, mais do que isso, deu aos presentes a oportunidade de conhecer melhor como atua um “produtor modelo” em Jundiaí.

“Loschi, ao longo dos anos, se tornou um modelo no plantio de suas culturas e na gestão de sua propriedade. Ele entendeu que o produtor pode ser um empresário rural, atuando de forma inovadora e sustentável, sempre dando ao seu produto um tratamento de qualidade para agregar valor a ele”, comenta Drezza.

Agora, a intenção da AEJ é buscar, junto ao poder público, uma parceria para poder atuar intermediando a troca e disseminação de conhecimentos entre os profissionais e os produtores rurais de Jundiaí. A intenção, segundo Drezza, é criar um modelo e, então, ser uma ponte para que os produtores rurais de Jundiaí tenham informações e suporte técnico para que possam se valorizar e evoluir.