1º Encontro Propositivo AEJ e Poder Público: prefeito e gestores falam de ações

A iniciativa de estar presente e ativa dentro da sociedade vem fazendo da AEJ, cada vez mais, um canal importante onde tanto o poder público quanto a população profissional e técnica pode buscar apoio.

E como uma ação leva à outra, foi a partir da sequência de encontros com os gestores municipais de Jundiaí, realizados desde março deste ano na prefeitura – como uma sugestão do próprio Prefeito, Luiz Fernando Machado – que aconteceu, na nossa casa, o “1º Encontro Propositivo AEJ e Poder Público”.

Foi a oportunidade que tanto o Prefeito quanto seus gestores tiveram de esclarecer e apresentar, pessoalmente, os projetos que estão sendo estudados ou já em andamento, nas áreas de Mobilidade Urbana, Serviços Públicos e Meio Ambiente.

Luiz Fernando Machado destacou a receita do município, detalhando suas fontes principais, como impeditivo de muitas ações, o que obriga o poder publico a pensar de forma estratégica, inclusive contando com apoio da sociedade para avançar em questões como o cuidado e a preservação da cidade. “Por isso a atitude da AEJ em oferecer seu espaço para este diálogo com pessoas tão qualificadas é algo muito digno e que nos dá uma grande alegria”, disse o Prefeito.

Silvestre Ribeiro, Gestor de Mobilidade e Transporte, falou sobre a importância das ações compartilhadas e informou sobre as mudanças no escopo do BRT e seu financiamento; dos investimentos já destinados à pavimentação visando evitar ônus no sistema de transporte; da reforma e construção de novos abrigos para passageiros; da requalificação dos terminais de ônibus e a avaliação dos itinerários de todas as linhas individualmente, pensando ainda na criação de ciclovia, entre outros temas. “Hoje em dia, trabalhamos em um modelo de plataforma no qual estamos todos integrados, todas as unidades de gestão, então essa é uma premissa para resultados mais sólidos também em médio e longo prazo”.

Sinésio Scarabello Jr., Gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, além de engenheiro associado da AEJ, levou diversas informações, dentre as quais o levantamento de 600 obras de infraestrutura urbana necessárias e o processo de seleção/priorização. “É preciso fazer as escolhas e definir onde solicitar recursos ou focar a energia nos recursos internos para realizar as obras prioritárias”, disse ele, que ressaltou ainda o Plano Diretor e, em seguida, o Código de Obras como prioridades.

Adilson Rodrigues Rosa, Gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos, também explicou a metodologia criada, de forma integrada e visando à otimização de recursos, para atribuir, em sua área, pesos para obras mais urgentes em função da criticidade e utilização por parte da população.

O público participou ativamente, questionando e discutindo desde o estabelecimento de itens de sustentabilidade nas edificações e uso de energia fotovoltaica até a tendência de retorno ao uso do transporte público, competitividade e investimentos externos na cidade, operações ferroviárias e a construção do terminal intermodal (via férrea, de Jundiaí ao Porto de Santos).

“Foi um evento sensacional. Tanto o público presente quanto o prefeito e os gestores ficaram muito satisfeitos com a troca. Acreditamos realmente que podemos contribuir e somar para termos uma cidade inteligente, que pensa no futuro com os olhos voltados para a tecnologia, preservação de recursos e as pessoas”, afirma o Presidente da AEJ, Alessandro Mazzola.

Assessoria de Imprensa da AEJ – Tatiana Rosa – rosa.ta@gmail.com