63 anos da AEJ: confira como foi o 2º Ciclo de Palestras Técnicas

Completamos, em setembro de 2018, 63 anos de existência.

Podemos afirmar que, lá atrás, em 1955, a intenção pioneira dos engenheiros Odil Campos Saes, Ernani Ribeiro Gonçalves e Phillipe Westin Vasconcellos Filho, de criarem uma associação de classe que representasse os colegas, profissionais da engenharia, deu mais do que certo.

Além de representar, a AEJ continua evoluindo em seu propósito de, também, informar e capacitar os profissionais – e não apenas os das Engenharias, mas também os a Arquitetura, Agronomia, técnicos, tecnólogos e estudantes das áreas.

Não por acaso o 2º Ciclo de Palestras Técnicas, que celebrou este aniversário com cinco dias de palestras gratuitas – de 10 a 14 de setembro de 2018 – teve como tema “Informar – Capacitar – Representar”. Mais de 200 pessoas marcaram presença, adquirindo conhecimentos importantes e ampliando a compreensão sobre a cidade e como podemos atuar sobre ela.

O engenheiro civil Alessandro Aparecido Mazzola, Presidente da AEJ, abriu o evento ao lado de autoridades da cidade, como o Gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho, representando o Prefeito Luiz Fernando Machado; o vereador Rafael Antonucci, representando a Câmara Legislativa; além das ilustres presenças do presidente do CREA-SP, Vinícius Marchese Marinelli; do representante da MÚTUA, Pedro Katayma; e do capitão do 19º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Jundiaí, Eli José Tavares.

Sebrae, Senac, Unip, Anhanguera e FGV também estiveram presentes, divulgando seus cursos e ações ao longo da semana.

No primeiro dia do Ciclo, o destaque foi a palestra do engenheiro, associado da AEJ e Gestor Muncipal, Sinésio Scarabello Filho, que falou sobre o crescimento e o desenvolvimento da Jundiaí nos últimos 40 anos.

Na terça, dia 11, a engenheira da Cetesb, Renata Nogueira A. Loes abordou temas ligados ao licenciamento ambiental e, na sequência, o professor Moisés Storino, do IAC (Instituto Agronômico de Campinas), falou sobre os avanços da automação na Agronomia.

No dia 12, quarta, o advogado e promotor do Ministério Público, Claudemir Battalini, abriu o tema do Meio Ambiente esclarecendo sobre as responsabilidades penais, civis e administrativas da Lei de Crimes Ambientais; e em seguida o engenheiro  Eduardo Pereira da Silva, Diretor Superintendente da DAE, apresentou o panorama que proporcionou o reenquadramento da classificação do Rio Jundiaí, de classe 4 para classe 3.

Na quinta-feira, 13, o engenheiro agrônomo Silvio Eduardo Drezza, membro da AEJ, conversou sobre o papel social e a responsabilidade por promover sustentabilidade que têm os profissionais das engenharias e arquitetura; e na sequência o arquiteto e urbanista Roberval Guitarrari mostrou os desafios que a acessibilidade ainda impõem aos projetos e como isso devem ser visto como um “desenho universal”.

Encerrando, no dia 14, o sargento Adilson Dutra Pinheiro, do 19º Grupamento de Bombeiros de Jundiaí, falou aos presentes sobre Atualização nas Normas e nos Procedimentos Administrativos em sua área de prevenção de acidentes. Todos os dias, antes das palestras e nos intervalos, um coffee promoveu integração e networking aos participantes.

“A AEJ é uma entidade que agremia os profissionais da Engenharia e Arquitetura de Jundiaí e quer despertar neles a vocação de pessoas pensantes, que participam de discussões e que trazem, neste exercício mental, novas tecnologias, olhares e saberes. Queremos somar, ajudar a fazer nossa cidade prosperar, equipá-la com os melhores projetos de futuro, com sustentabilidade e a qualidade de vida que todos merecemos. E esse evento foi mais uma contribuição que a Associação deu nesse sentido”, disse Mazzola.

Assessoria de Imprensa da AEJ – Tatiana Rosa – rosa.ta@gmail.com