Agradecemos sua presença na palestra sobre Indústria 4.0 – O que ainda não te contaram

Olá a todos!

Gostaríamos de agradecer a presença de todos os participantes na palestra da AEJ, realizada em 13 de abril de 2023, com o Me. Eng. Alexandre Serpa, PMP. O evento foi um verdadeiro sucesso, e esperamos que vocês tenham tirado proveito das valiosas informações compartilhadas.

Vídeo

Para aqueles que desejam rever os slides do apresentador, preparamos um arquivo em PDF que pode ser baixado clicando aqui.

A seguir, apresentamos um breve resumo dos pontos discutidos na palestra:

  • Comparações entre a revolução industrial e a indústria 4.0: Foi apresentado como a indústria 4.0 difere das revoluções industriais anteriores e como ela está transformando a maneira como trabalhamos e interagimos com a tecnologia.
  • Benefícios da revolução industrial: Um gráfico comparativo foi mostrado, ilustrando o crescimento da população mundial ao longo do tempo e como as revoluções industriais afetaram esse crescimento.
  • Linha do tempo: Um panorama histórico desde 1784 (mecanização dos processos) até a indústria 4.0, passando pela produção em massa em 1870 e a automação dos processos em 1969.
  • Comparação entre padrão x personalização, produção em série x individualização e Ford x Tesla: As mudanças no processo produtivo foram destacadas, mostrando a transição da produção em massa para a personalização e individualização dos produtos.
  • Indústria 4.0 e seus impactos: Foi abordado como a indústria 4.0 afeta diferentes setores e como ela traz um novo modelo de pensamento para as empresas.
  • Trabalhar Lean e Produto Smart: Conceitos como trabalhar de forma enxuta e produtos inteligentes foram discutidos como elementos chave da indústria 4.0.
  • Pilares da indústria 4.0: Internet das Coisas (IoT), Big Data, Robôs Autônomos (IA) e Computação em nuvem foram apresentados como fundamentos desta revolução.
  • Adoção da tecnologia nas casas e indústrias: Foi questionado o motivo da tecnologia estar chegando primeiro às casas, e se essa transformação realmente está ocorrendo dentro das indústrias.
  • Citação do Foro Econômico Mundial: A palestra concluiu mencionando a importância da solução de problemas complexos como uma habilidade essencial do milênio, devido às mudanças no mercado de trabalho causadas pela indústria 4.0.

Mais uma vez, agradecemos sua participação e esperamos que vocês tenham aproveitado o conteúdo da palestra. Acreditamos que o conhecimento compartilhado pelo Eng. Alexandre Serpa, PMP, é fundamental para entendermos os desafios e oportunidades apresentados pela Indústria 4.0. O conhecimento e a reflexão sobre esses temas nos permitem estar melhor preparados para navegar nesta nova era da 4ª Revolução Industrial.

Caso tenham alguma dúvida ou queiram compartilhar suas impressões sobre a palestra, não hesitem em entrar em contato conosco. Estamos sempre abertos a ouvir suas opiniões e sugestões.

Desejamos a todos sucesso na aplicação dos conhecimentos adquiridos em suas atividades profissionais e pessoais.

Até a próxima!