O Que é Mineração?

Os minerais são componentes essenciais para a produção de carros, celulares, computadores, baterias, construções, roupas, além de muitos alimentos industrializados e até mesmo a água potável que chega à sua torneira, entre outras coisas mais. Assim, é possível dizer que a mineração é uma atividade industrial imprescindível na vida moderna além de ser de extrema importância para a economia de um país e indispensável ao desenvolvimento socioeconômico da nossa sociedade.

Mineração é o processo de extração de minerais que se concentram naturalmente na terra. É uma atividade econômica e industrial que consiste na pesquisa, exploração, lavra (extração) e beneficiamento de minérios presentes no subsolo.

A mineração representa uma das mais importantes atividades econômicas do mundo. Ela é essencial ao desenvolvimento e progresso de uma sociedade em seus muitos setores produtivos, visto que está associada à produção de itens indispensáveis ao cotidiano de todas as pessoas.

O processo de minerar passa pela extração de minerais e envolve várias etapas a serem seguidas até se chegar ao seu produto final, são elas: pesquisa e exploração, lavra e beneficiamento.

Temos dois tipos de mineração que se diferenciam pelas técnicas utilizadas ao longo da extração do minério. Essas práticas se dividem em lavra a céu aberto e lavra subterrânea.

Lavra a céu aberto: esse tipo de lavra consiste em extrair minério de depósitos que se encontram em menores profundidades, explorando-o até o seu esgotamento. As minerações de Pedra Britada, popularmente conhecidas por “Pedreiras”, são o tipo mais comum de mineração a céu aberto, situadas sempre no entorno de área antropizada e grandes centros populacionais.

O minério (rocha) é desmontado com uso de explosivos e carregado com escavadeiras tipo retro, ou shovel, em caminhões fora-de-estrada ou caminhões rodoviários reforçados, próprios para carregamento de rocha.

Lavra subterrânea: constitui na extração de minério em depósitos que se encontram em maiores profundidades (normalmente, maiores que 100m) e esses são explorados por meio de equipamentos mais sofisticados como máquinas do tipo articulado LHD-Load-haul-dump e caminhões específicos para transitar nos tuneis e galerias de profundidade.

Profissionais diretamente envolvidos

A mineração é uma das atividades de engenharia que envolve o maior número de profissões. Entre muitas outras profissões, podemos citar algumas de maior envolvimento: Engenheiro de Minas, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Mecânico, Engenheiro Elétrico, Engenheiro Civil, Geólogo, Engenheiro Florestal, Engenheiro Agrônomo, Técnico em Mineração, Químico, Técnico Químico profissionais de TI, profissionais de contabilidade e de Recursos Humanos.

• Engenheiro de minas: O engenheiro de minas realiza estudos sobre a viabilidade técnica, econômica e elabora projetos de extração dos minérios. Muito antes da decisão de se implantar ou não o empreendimento minerário, o engenheiro de minas prepara um budget, que prevê o resultado econômico da atividade. É ele quem define quais serão os equipamentos, recursos materiais e humanos necessários para o trabalho. Além disso, será responsável pela gestão da atividade mineral.

• Geólogo: O profissional que atua na geologia faz levantamentos geofísicos e geológicos, analisando, coletando e interpretando dados e gerenciando amostras. Também elabora mapas, fiscaliza serviços para a exploração de minas e acompanha estudos ambientais.
O geólogo tem papel estratégico na prevenção de acidentes naturais, atua nos estudos de potencialidade de uso e ocupação do meio físico (áreas agrícolas e urbanas) e na remediação de contaminações tanto do solo como da água subterrânea.

• Técnico em Mineração: Por ser um dos mais completos profissionais na área da mineração, o Técnico em Mineração está apto a executar e conduzir trabalhos nas áreas de pesquisa mineral, extração e tratamento de minérios. Também desenvolve relações interpessoais tais como orientar, treinar, coordenar e conduzir equipes de trabalho. Em geral, conduz a operação da mina, estando colaborador direto de um engenheiro de minas.

• Engenheiro Ambiental: Profissional ligado as questões socioambientais e dos recursos ambientais dos projetos de engenharia e de toda área de mineração. É o responsável que, juntamente com outras profissões tais como agrônomo, florestal, arqueólogo e agrimensor, está a frente da equipe de licenciamento ambiental do empreendimento minerário.

Mineração e impactos ambientais (Por Rafaela Souza)

Apesar de ser uma atividade de extrema importância para um país, a mineração está associada a diversos problemas ambientais. Quando a atividade é realizada de maneira incorreta, com falhas de planejamento, execução e fiscalização, muitos impactos negativos são causados no meio ambiente.

Essa atividade é regulada no Brasil por meio do Código de Mineração e fiscalizada por órgãos como o Ministério do Meio Ambiente, Ministério de Minas e Energia, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente Recursos Naturais Renováveis (Ibama), entre outros. Mas é válido ressaltar que a integridade da mina, assim como da região em que ela está é de responsabilidade da empresa, assim como sua recuperação ambiental.

Apesar da fiscalização, a mineração ainda desperta preocupação. De acordo com pesquisas do Centro de Tecnologia Mineral do Ministério da Ciência (Cetem), há no Brasil cerca de 105 territórios em 22 unidades federativas que vivenciam os impactos provocados pela mineração.

Pesa positivamente o fato de que os empreendimentos minerários são os maiores responsáveis pelos projetos de recuperação de florestas e manutenção de áreas verdes no seu entorno. Um exemplo disso é o chamado projeto S11D, da Vale, que irá recuperar uma área, fora do empreendimento, equivalente a 70 campos de futebol, com o plantio de 170 mil mudas de arvores nativas da Amazônia.

Os grandes projetos de mineração sofrem maior fiscalização por parte dos órgãos ambientais, e são obrigados a apresentar estudos complexos de impacto ambiental, muito antes de serem implantados. Este estudo, chamado tecnicamente de EIA, dá origem a medidas que irão mitigar os impactos socioambientais negativos causados pela implantação do novo empreendimento.

Estamos envolvidos pela mineração desde que nascemos. Dormimos e acordamos com a mineração e seus produtos, diretos e indiretos, à nossa volta. Podemos afirmar que seria impossível seguir a vida humana sem a mineração para dar condições de sobrevivência.

Elaboração
Clory Pacheco dos Santos – Engenheiro de Minas, formado pela Escola de Engenharia da Universidade do Rio Grande Do Sul – UFRGS.

Referências
https://tecnicoemineracao.com.br/o-que-e-mineracao/
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/os-problemas-gerados-pela-mineracao.htm