Semana da Engenharia da AEJ traz palestras gratuitas sobre um tema essencial: Segurança do Trabalho

Com apoio educacional do Senac, palestras acontecem de 23 a 27 de setembro, na sede da AEJ. Evento celebra, também, os 64 anos de existência da Associação dos Engenheiros de Jundiaí.

Com o objetivo de levar informações e conhecimento atualizado a todos os profissionais de Engenharia e de outras áreas técnicas de Jundiaí e Região, a Associação dos Engenheiros de Jundiaí realiza sua “Semana da Engenharia” – neste ano com o tema “Segurança do Trabalho: Ampliada e Valorizada”.

De 23 a 27 de setembro, sempre a partir das 19h30, as palestras serão gratuitas, abertas a toda a população e realizadas na sede da AEJ, localizada na avenida 9 de Julho. O evento também celebra o mês de aniversário da AEJ, que neste ano completa 64 anos de existência.

A escolha do tema, “Segurança do Trabalho”, é muito adequada neste momento em que ocorrências têm sido noticiadas em relação à falta de cuidados essenciais e o alerta caminha ao lado da necessidade de ações concretas.

“No decorrer deste ano, os profissionais da área vêm sendo o centro das atenções. Das mudanças no Ministério até a atualização das Normas Regulamentadoras (NRs), que não eram alteradas havia anos, este tema está nos holofotes e não podíamos deixar de contemplá-lo nessa oportunidade”, comenta Thiago Guimarães Bonfá, Engenheiro de Controle e Automação e Diretor Administrativo da AEJ.

Há ainda o fato de que o Brasil está entre os 10 países que mais sofrem acidentes de trabalho, de acordo com pesquisa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), feita com 212 países. “O ramo de construção civil sempre esteve em os três primeiros em acidentes de trabalho no Brasil. Este índice oscila de acordo com o mercado: se temos mais demanda, os acidentes aumentam”.

Dessa forma, temas como os novos paradigmas e valorização da Segurança do Trabalho, os impactos da economia neste setor, as perspectivas da perícia judicial, legislações e alterações das Normas Regulamentadoras, e competências e habilidades que a sociedade exige do profissional estarão presentes nos cinco dias de palestras.

“Traremos para essa semana os temas mais procurados e discutidos nesta atividade, proporcionando valorização e agregando conhecimento a todos os envolvidos, sejam eles engenheiros da Segurança do Trabalho, profissionais que atuam nesta área indiretamente ou ainda aspirantes nesta formação”, avisa Tiago.

O Senac – Jundiaí , parceiro da AEJ, participa do evento. “Somos referência na formação profissional em diversas áreas do conhecimento,  incluindo Segurança do Trabalho,  por isso somos o apoio educacional deste evento, auxiliando na divulgação, no incentivo à leitura e no planejamento das palestras com indicação dos títulos e profissionais da área”, comenta José Carlos de Souza, Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho do Senac Jundiaí.

Interessados em obter mais informações podem acessar o link de inscrições, ligar para (11) 4586-3744 ou enviar um e-mail para falecom@aej.org.br.